XPTI

Oito câmeras já estão funcionando na região central da cidade.

A cidade de Itapecerica conta agora com o sistema de videomonitoramento da Polícia Militar (PM), o “Olho Vivo”. O programa de segurança pública foi inaugurado nesta sexta-feira (30) em parceria com órgãos públicos.

Na cidade com quase 22 mil habitantes, dados da Polícia Civil apontam que entre 2017 e 2018 houve uma diminuição de 20% no número de roubos, mas a quantidade de furtos aumentou em 5%.

No mesmo período, subiu também o número de homicídios e só neste ano já foram registrados quatro casos.

O sistema “Olho Vivo” instalou dez câmeras de alta definição nas entradas da cidade e na área central, que captam pequenos movimentos em um alcance de até 1 km. Oito estão em funcionamento.

Para escolher os pontos, a PM fez um mapeamento em parceria com a Prefeitura. Foi montada uma central de monitoramento onde vai ficar um funcionário do município, trabalhando em parceria com a polícia, para garantir um acompanhamento 24 horas.

O lançamento do “Olho Vivo” teve a presença de autoridades da região. O investimento foi de R$ 300 mil- uma parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal, dos quais R$ 246 mil resultaram da economia feita pelos vereadores de verba repassada em 2017 pelo Município. A empresa XPTI Tecnologias em Segurança foi contratada por meio de processo licitatório.

A intenção é ampliar o projeto já no ano que vem.

“Essa ampliação seria no final de 2019. Levar também esse instrumento já da sede num município para os distritos que sofrem muito de criminalidade e com a bandidagem”, disse o prefeito Wirley Reis (PHS).

A tecnologia também vai auxiliar o trabalho da Polícia Civil.

“Mais um instrumento, digamos assim, que nós possamos levar adiante investigações futuras de crimes que venham a ocorrer na localidade”, afirmou o delegado Thiago Albuquerque Vasconcelos.

Fonte: g1.globo.com

Iniciar conversa
Como podemos te ajudar?
Olá 👋 seja bem-vindo a XPti.